31 julho 2011

Entrevista com Patrícia Barboza

Olá pessoal!!
Em comemoração a minha volta as aulas trago algo para me animar e animar a todos que voltam as aulas nesta segunda-feira... [To sendo irônica demais kkkkkkk]
Com vocês uma entrevista como a maravilhosa Patrícia Barboza:





Olá!

Primeiramente gostaria de agradecer você por aceitar responder esta entrevista...

Então vamos às perguntas:

1- O preconceito das pessoas com autores brasileiros vem caindo (ainda bem), o que você acha disto e quais foram suas referências literárias?

Oi, Gi! Sou eu quem agradece pela oportunidade de responder... Obrigada pelo carinho! Bom, não sei se a palavra certa seria “preconceito”, mas de repente falta de conhecimento mesmo. Mas que bom que isso está diminuindo, não é? As minhas referências literárias são brasileiríssimas: Monteiro Lobato e Maurício de Sousa.



2- Você gostaria de escrever uma série de romances?

Os leitores adoram séries! Recebo e-mails e recadinhos na internet perguntando se tal livro terá continuação. Acho engraçado. Pretendo um dia, mas não estou me cobrando resultados neste sentido.



3- O público juvenil é fácil atingir? Sendo ou não qual é o seu segredinho?

Quando a gente ama o que faz, torna-se fácil. Adoro lidar com o público infantojuvenil, me sinto bastante à vontade. O segredo é esse, realizar meu trabalho com amor. Querendo melhorar ainda mais nesse sentido, fiz pós-graduação em Literatura Infantojuvenil e Produção Editorial.



4- Ano que vem tem Bienal do livro em São Paulo, eu estarei lá e quero ver você lá com um novo lançamento! Você está preparando um novo projeto?

Se Deus permitir estarei de novo na Bienal de São Paulo! Na de 2010 fiquei quatro dias e adorei o carinho dos leitores de Sampa. Em 2012 vou me programar para ficar todos os dias. Tenho livros inéditos sim e quero muito lançar em 2012. Surpresas estão por vir!



5- Escrever um livro leva tempo e criatividade e muitas vezes ao ficar horas digitando você simplesmente apaga tudo em segundos (sei bem disto)... Patrícia de onde você tira tanta criatividade?

Eu sou muito observadora do cotidiano e é daí que tiro a inspiração para escrever. Adoro quando recebo mensagens dos leitores com comentários do tipo “isso aconteceu comigo” ou “estou passando por isso agora”. Realmente é o que você falou, leva tempo. E nem sempre eu consigo ter por causa do projeto de leitura que trabalho no Rio de Janeiro, minha cidade. Sou a palestrante do Projeto Leitura Nota 10 (http://www.leituranota10.com) e diariamente visito as escolas. Com isso, sobram os finais de semana e feriados. Não tenho uma disciplina, não me imponho regras, de ter que escrever todos os dias. O prazer de escrever, pra mim, está justamente em ter essa liberdade de escrever quando estou com vontade.



6 - Neste momento qual é seu livro de cabeceira e quais são seus autores favoritos?

Sei que é vergonhoso isso o que vou dizer, ainda mais sendo uma escritora, mas no momento estou sem nenhum livro na cabeceira. Acabei de entrar de férias por 3 semanas e agora vou escolher minhas leituras. Sobre os autores, não sei se são os meus favoritos, mas lembrei de um livro de cada que me marcaram muito na área que resolvi atuar: “A marca de uma lágrima” do Pedro Bandeira e “Isso ninguém me tira” da Ana Maria Machado. E não poderia deixar de citar os meus amigos do Projeto Novas Letras Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego e Tammy Luciano (http://www.portalnovasletras.com.br). Realizamos muitos encontros pelo Brasil todo divulgando e incentivando a literatura nacional. Quem ainda não conhece o nosso projeto, vale conferir o site!

7- Pelo o que eu percebi você tenta responder a todos os fãs sempre que possível. Como é a sua relação com os fãs?

Pra dizer a verdade, a palavra fã me deixa um pouco desconfortável. Isso me remete aos fãs dos cantores de rock que gritam e choram pelos seus ídolos! (risos). Prefiro dizer que tenho leitores queridos, que me incentivam. Tento ao máximo retribuir o carinho pessoalmente nas palestras nas escolas, feiras do livro, bienais e também pela internet. Ninguém responde por mim, eu pessoalmente faço o contato. Acho muito legal receber e-mails de leitores e ultimamente tenho recebido até dos pais! Não é raro receber um e-mail de uma mãe dizendo que ficou feliz pelo seu filho ter lido o meu livro, porque ele era um tanto rebelde para ler um livro inteiro. Não é comovente? É sentir que o trabalho está sendo realizado e produzindo frutos positivos.



8- De todos os seus livros com qual você mais se identifica?

Eu gosto de todos os meus livros, cada um representa uma fase importante da minha vida. Mas eu preciso destacar o livro “Sai da internet, Clarice!” publicado inicialmente de forma independente e agora pela Editora Leitura. Não é que seja o meu favorito, mas por causa desse livro é que comecei a ser chamada para dar palestras nas escolas. Portanto, o grande “culpado” do Projeto Leitura Nota 10 é a minha filhota virtual Clarice.



9- Muitos autores se baseiam em sua própria história de vida para escrever. Você se inspira em sua história?

Se algum escritor disser que não usa nada da sua vida para compor as histórias está mentindo com a maior cara lavada (risos)! Você não vai encontrar a minha biografia nos livros, mas uso alguma coisinha sim para me inspirar.



10- Qual a dica que você deixa para as pessoas que querem começar a carreira de escritor?

A dica principal é perder a vergonha! Sério! Como terá que participar de diversos eventos literários, lidar com leitores, não pode querer se esconder embaixo da mesa. Isso jamais. A troca direta com os leitores é maravilhosa e é preciso entrega total. Como segunda dica, ler e escrever bastante. Mesmo que tenha que jogar o texto fora depois. A prática é necessária.



11- Obrigada pela entrevista... Agora você tem aqui um espaço para dizer algo a seus fãs:

Mais uma vez agradeço pela oportunidade. Sou muito feliz pelo retorno positivo dos leitores e estimulada a continuar cada vez mais. Deixo os meus canais da internet para conhecerem mais sobre o meu trabalho: meu blog (http://www.patriciabarboza.com) e o meu Twitter (@patbarboza). Sempre que existem novidades, divulgo logo por lá. Um beijo enorme e até a próxima!


***
Gostaram?
Já falei sobre livros dela aqui no BSB é só clicar no marcador da Patrícia no final do post ou na barra lateral do blog!
Kisses Kisses
->Gisele<-

Ps: Boa volta as aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário